Conferências

Emmett Duffy

 

C1 - A biodiversidade é tão importante quanto o clima para o funcionamento dos ecossistemas

Segunda-feira, 20 de agosto  9h00 - 10h00

Prof. Duffy tem pesquisas ligadas a ecossistemas e biodiversidade marinha. Ele é Doutor em Ciências Marinhas pela University of North Carolina, em Chapel Hill. Conduz projetos de pesquisa no Smithsonian Environmental Research Center e na University of California, Davis. Atualmente, ele é Professor de Ciências Marinhas, chefe do Marine Biodiversity Lab no College of William and Mary’s Virginia Institute of Marine Science, além de Diretor do Tennenbaum Marine Observatories Network, no Smithsonian Environmental Research Center.

 

 

Maria Carmen Lemos

 

C2 - A criação do conhecimento científico aplicável no campo das ciências ambientais

Segunda-feira, 20 de agosto  17h00 - 18h00

Profa. Lemos atua em pesquisas relacionadas às dimensões humanas das mudanças globais, e em estudos sobre a vertente social da ciência. Ela possui Doutorado em Ciências Políticas pelo Massachusetts Institute of Technology. Sua pesquisa é ampla, mas está especialmente relacionada à interseção entre desenvolvimento e mudanças climáticas. Atualmente, é professora e diretora associada para a pesquisa na University of Michigan.

 

 

Susan Trumbore

 

C3 - Três décadas de pesquisa da relação floresta-interações atmosféricas na Amazônia: da ABLE a ATTO

Terça-feira, 21 de agosto  9h00 - 10h00

Profa. Trumbore é ecóloga de ecossistemas com interesse na ciclagem de carbono. Possui Doutorado em Geoquímica pela Columbia University. Ela é membra fundadora do Earth System Science Department em UC, Irvine, além de membra e diretora no Max Planck Institute for Biogeochemistry. Atualmente, ela é professora de Ciências da Terra na University of California, Irvine.

 

 

Robin Chazdon

 

C4 - Direcionadores da regeneração florestal: de folhas a paisagens

Terça-feira, 21 de agosto  17h00 - 18h00

Profa. Chazdon é ecóloga vegetal com experiência em ecologia de florestas. Possui Doutorado em Ecologia e Biologia Evolutiva pela Cornell University. Coordena um grupo de pesquisa internacional e interdisciplinar sobre restauração ecológica nos trópicos, o PARTNERS (People and Reforestation in the Tropics), e conduz projetos de pesquisa no Instituto Internacional para Sustentabilidade, no Rio de Janeiro. Ela é Diretora Executiva da Association for Tropical Biology and Conservation, e professora emérita da University of Connecticut.

 

 

Wolfgang Weisser

 

C5 - Como pesquisas fundamentais sobre a relação entre o uso da terra e biodiversidade podem ou não contribuir para a conservação

Quarta-feira, 22 de agosto  9h00 - 10h00

Prof. Weisser desenvolve pesquisas relacionadas à biodiversidade e funções ecossistêmicas. Ele possui Doutorado em Zoologia pela University of Oxford. O seu principal interesse de pesquisa é focado em interações multitróficas entre plantas, herbívoros, e seus inimigos naturais. Além disso, desenvolve estudos com interações entre plantas, decompositores, polinizadores e dispersores de sementes. Atualmente, ele é professor na Technische Universität München, Alemanha.

 

 

Jean Paul Metzger

 

C6 - Serviços ecossistêmicos em paisagens sustentáveis e multifuncionais

Quarta-feira, 22 de agosto  17h00 - 18h00

Prof. Metzger atua nas áreas de ecologia da paisagem e conservação. Ele possui Doutorado em Ecologia da Paisagem pela University of Toulouse, na França. Recentemente, ele está explorando as relações entre estrutura da paisagem com os serviços ecossistêmicos, além de atuar como co-chair na Plataforma Brasileira sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES). Atualmente, ele é professor de Ecologia na Universidade de São Paulo.